Escândalo
Workshop Michelle Moura

Arte: Lídia Ganhito | Estúdio Pavio

Workshop realizado como parte do acompanhamento e colaboração da performer e coreógrafa Michelle Moura durante o processo de criação do projeto Escândalo do Grupo VÃO e que teve como desdobramento a ação coreográfica presencial “nada garante nada” e a plataforma online “escândalo”.

________

SERVIÇO

12 de Novembro 

das 10 ÀS 13H

On-line - via plataforma zoom

Gratuito

Por Michele Moura:

“Nos momentos finais da vida de meu pai eu experienciei sensações estranhas em meu corpo. Fiquei assombrada e com receio de estar também ficando doente, talvez do corpo, talvez da mente. O processo de luto e algumas sessões de psicanálise foram o suficiente para mudar meu estado.  Nas danças que tenho feito nos últimos dez anos tenho criado estados experimentais para corpos que movem. Reuno práticas e ferramentas que mudam a maneira como perceber a nós mesmos, aos outros e nossas identidades. É um trabalho intenso psico e fisicamente. Porque me assombrou tanto experienciar na vida estados psico-físicos que na arte me encantam?

 

Para avançar nesta pergunta conversei com o coreógrafo piauiense Marcelo Evelin sobre sintoma, sua obra “Dança Doente” e seu “mentor artístico” Hijikata Tatsumi. Interessada em escutar mais sobre sintoma ou sensações físicas que causam assombro, conversei com a terapeuta e astróloga paranaense Faetusa Tirzah sobre “imaginação enquanto medicina”.


Na primeira metade do workshop compartilharei trechos (vídeo) da conversa com Faetusa Tirzah e Marcelo Evelin. Na metade final do workshop realizaremos algumas práticas físicas que apontam caminhos para desorientação e colapso físico. As práticas serão suaves e adaptadas ao formato online.”